Quando o Sol, a Lua e Terra estão alinhados ocorre o que chamamos de Eclipse Solar, quando a Lua está exatamente entre o Sol e a Terra. O nosso planeta passa pela sombra traçada pela Lua, mas, para que aconteça um eclipse do sol, a Lua tem que estar em sua fase de lua nova e, ao mesmo tempo, deve estar no mesmo plano que a Terra está orbitando, momento que nem sempre acontece, pois a órbita lunar o redor da Terra tem uma inclinação de mais ou menos 5°em relação ao plano da órbita terrestre em volta do Sol.
Existem três tipos de eclipse solar: total, anular e parcial. A eclipse solar total ocorre quando o tamanho da Lua visto da Terra é grande o suficiente para impedir totalmente a visualização do Sol. A eclipse solar anular acontece nas mesmas condições que a total, mas a diferença é que o tamanho da Lua não é grande o suficiente para tapar totalmente o sol, deixando apenas um anel de luz visível da Terra, e a parcial sucede quando Lua tapa apenas uma parte do disco solar.
LUNAR
O eclipse Lunar ocorre quando a Terra está exatamente entre o Sol e a Lua. A terra “desenha” atrás de si uma sombra, e a Lua, ao passar por essa sombra, fica obscurecida, mas, para o eclipse da lua acontecer, a Lua tem que estar em sua fase de lua cheia, mas, se percebermos, o eclipse não ocorre sempre que a Lua está cheia, e isso acontece porque, novamente, a órbita lunar ao redor da Terra tem uma inclinação de mais ou menos 5°. Outra condição para a realização de um eclipse lunar é que a Lua esteja no mesmo plano que a Terra está orbitando, para que, assim, a Lua possa entrar na região da sombra na Terra.
Existem também três tipos de eclipse lunar: total, parcial e penumbral. A eclipse lunar total ocorre quando a Lua entra totalmente na sombra da Terra. A eclipse lunar parcial acontece apenas quando parte da Lua entra na sombra e a penumbral sucede quando a Lua entra apenas na penumbra da Lua, não entrando na sombra, mas esse tipo raramente é visto.
Total Parcial
Penumbral
Total Parcial
Penumbral