Este instrumento foi criado pelo cientista escocês Sir David Brewster, que dedicou seus estudos a propriedades e teorias da luz e suas aplicações. Entre 1916 e 1917 ele inventou o caleidoscópio. Poucos meses após sua invenção, a ferramenta científica já era popular em todo mundo, e acabou sendo vendida como brinquedo.
Ao colocar o olho na abertura feita na tampa, vemos imagens de combinações de desenhos variados e simétricos, que vão mudando de forma conforme o objeto é girado, montando sempre um desenho diferente. Isso ocorre por causa da luz vinda do exterior do instrumento, que reflete nos espelhos inclinados, que multiplicam a imagem, sempre mudando de posição. Dependendo dos ângulos do espelho, o número de imagens pode variar. Se estiverem a 45º, cada espelho formará oito imagens duplicadas, se for 60º, cada um formará seis imagens e se for 90º, formarão quatro imagens.
Histórias contam que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII, e que um francês afortunado teria comprado um por 20.000 francos. A diferença era que invés de vidro, era usado pérolas preciosas para formar as imagens coloridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário